23 de janeiro de 2008

UM NOVO COMEÇO

Você já deve ter ouvido, mas é importante ouvir de novo: cada dia é um dia especial. Você também deve se lembrar, mas é sempre bom recordar com o salmista que “este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele”; e se Ele fez aquele dia do salmista e escreveu todos os dias de Davi no seu livro, então é ele também que faz os nossos dias.
Ainda que todos os nossos dias sejam feitos pelo próprio Deus e, quem sabe por isso, existe alguns dias que são especialmente significativos: o primeiro dia de um trabalho almejado, o dia do casamento esperado, o dia do nascimento do bebê, e poderíamos ir longe citando dias de grande importância para todos nós. Mas gostaria de destacar um dia que pode ser de grande relevância para a vida de todos nós, se atentarmos para a oportunidade que ele nos dá: o primeiro dia do ano.
O primeiro dia do ano pode ser um dia extraordinariamente significativo porque pode marcar um novo começo em nossa existência. É muito comum as pessoas lamentarem e desejarem retornar ao início de alguma coisas, dizendo: “Ah, se eu pudesse voltar no tempo, faria tudo diferente.” Muitos gostariam de um retorno no que diz respeito ao modo como trataram seus pais, outros lamentam não terem usufruído de sua infância, outros que precisavam ter aproveitado quando seus filhos ainda eram bebês ou ainda bem pequenos, ainda outros lamentam não terem ensinado seus filhos como deveriam; há quem também lamente o que fizeram com seus casamentos e, até, quem se ressinta de ter casado, enquanto outros choram as oportunidades que perderam para se ligarem a alguém. Esta lista também pode não ter fim
Mas mesmo que não possamos voltar nem ao início de 2007, muito menos há mais anos para fazer diferente o que agora vemos de forma mais clara, o primeiro dia do ano ou, simplesmente, o começo de um novo ano pode ser realmente “um novo começo” em nossas vidas em quaisquer áreas. Não porque podemos nos tornar de uma hora para outra especialistas em alguma coisa de tal forma que nos tornemos imunes a falhas. Mas o início de 2008 pode estabelecer um “novo começo” porque o Deus a quem amamos e servimos é o Deus especialista em coisas novas.
Com respeito à nossa própria salvação nos é dito que “as coisas antigas passaram e tudo se fez novo”. Bem, por uma questão de lógica, se Deus pôde tornar novo aquilo que era velho e condenado à destruição, se deixado à mercê de si mesmo ou dos homens, então, ele também pode renovar uma amizade, um casamento, uma família, um trabalho, uma igreja. Na verdade, como diz o apóstolo, o seu poder é tão extraordinário que ele pode fazer “infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos.”
Coloquemo-nos nas mãos do grande oleiro que pode tomar os cacos de nossa existência e nos fazer um novo vaso para sua própria glória e honra.
Rev. Djaik

Nenhum comentário:

Ecclesia reformata et semper reformanda est

Seguindo o princípio de nossos pais reformadores que, reconhecendo a realidade provisória da igreja em relação ao pecado, entenderam que a igreja precisava de uma reforma "radical" não só naqueles dias mas enquanto existir deste lado da eternidade, é que elaboramos este blog que tem o propósito de ensinar a sã doutrina das Escrituras Sagradas (também chamada de Teologia), pois é à luz da Inerrante e Suficiente Palavra de Deus que a igreja deve ser reformada e estar sempre se reformando, para se conformar à vontade do Dono da Igreja e alcançar a perfeita varonilidade em Cristo Jesus. Soli Deo Gloria